Home / Notícias

Notícias


Comunicado
08 MARÇO 2021

Comunicado

Processo eleitoral autárquico – Moimenta da Beira

 

Em função do ato eleitoral autárquico que se aproxima, a Federação Distrital de Viseu do PS, em cumprimento das normas estatutárias por que se rege, vem acompanhando todos os processos de designação de candidatos que se verificam nas concelhias deste distrito.

Em Moimenta da Beira foram detetadas gravíssimas irregularidades neste processo (- que, por recato, não serão aqui tornadas públicas), levadas a efeito pelo Presidente da respectiva Comissão Política Concelhia, que já motivaram uma participação disciplinar contra este junto da Comissão Federativa de Jurisdição (CFJ).

Se a responsabilidade disciplinar de tais gravosas condutas serão apreciadas e decididas na mencionada CFJ, já o processo de designação de candidatos, porque político, tem a sua supervisão, estatutariamente, atribuída ao Secretariado desta Federação. Ora,

O Partido Socialista é uma organização política de homens e mulheres, empenhada na construção de uma sociedade livre, igualitária, solidária e acérrima defensora dos princípios da ética e respeito pelo próximo.

O Sr. Presidente da Comissão Politica Concelhia, camarada Alcides Sarmento, na ânsia de satisfazer uma desmedida aspiração pessoal de liderança de uma candidatura ao município de Moimenta da Beira, decidiu adotar uma estratégia violadora dos Estatutos e princípios do PS no âmbito deste processo de designação de candidatos que está em curso, com a qual esta Federação não pode compatuar e não aceita.

Mais gravoso se torna este comportamento quando o Sr. Presidente da Comissão Política Concelhia, através das redes sociais, veio ontem mentir despudoradamente sobre o teor de uma reunião ocorrida no passado dia 5 março 2021, procurando com um comunicado denegrir a imagem do PS e do Presidente da Federação Distrital de Viseu, bem sabendo serem absolutamente falsas e infundadas as acusações que ali dirige.

Na luta política “não vale tudo”, sendo que as aspirações pessoais não se podem nunca sobrepor ao interesse coletivo do Partido e das pessoas de Moimenta da Beira.

Neste sentido, considerando que o processo de designação dos candidatos autárquicos levado a efeito pela Comissão Politica Concelhia enferma de vícios graves de legitimidade e violou claramente o previsto nos Estatutos do PS, vem pois esta Federação esclarecer publicamente que Alcides Sarmento não foi até ao momento legitimado pelos órgãos federativos para se poder assumir como o candidato oficial do Partido Socialista à autarquia de Moimenta da Beira, sendo que irá ser proposta junto dos órgãos distritais do Partido a avocação deste processo de designação de candidatos, para que os vícios de que o mesmo enferma possam ser sanados e, oportunamente, serem anunciados os respectivos candidatos.

 

Viseu, 8 de março de 2021

O Presidente da Federação Distrital

José Rui Cruz