Home / Notícias

Notícias


Comissão Política da Federação de Viseu reunida em formato online.
01 MARÇO 2021

Comissão Política da Federação de Viseu reunida em formato online.

Na passada segunda feira, dia 1 de março, realizou-se, de forma online, a primeira reunião da Comissão Política Distrital da Federação do PS Viseu deste ano.

 

Esta reunião contou com a presença especial da Senhora Ministra da Coesão Territorial, Professora Doutora Ana Abrunhosa e foi participada por um auditório de dezenas de militantes do PS.

Esta Comissão Política auscultou e discutiu um conjunto de preocupações que são exemplo das dificuldades e necessidades sentidas pela nossa população na fase complexa que estamos a viver.

Em particular, discutiu-se o teor e formas de implantação, em contexto nacional e regional, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) agora anunciado pelo Governo, para a promoção de uma saída com sucesso da crise pandémica, económica e social que o País atravessa.

No início de 2021, foi aprovada pelo Governo a Estratégia Portugal 2030 que, tendo beneficiado dos contributos recolhidos, constitui o referencial para a aplicação dos vários instrumentos de política a adotar no futuro próximo, dos quais se destacam o Quadro Financeiro Plurianual (Portugal 2030) e o Next Generation EU, instrumento europeu temporário - onde se inserem os Planos de Recuperação e Resiliência (PRR) nacionais - concebido para impulsionar a recuperação económica e social, tendo presentes os danos causados pela pandemia COVID-19.

Em termos globais, este será o maior pacote de medidas de estímulo alguma vez financiado pelo orçamento da União Europeia, num total de 1,8 biliões de euros, para ajudar a reconstruir a Europa no pós-COVID-19, criando uma Europa mais verde, mais digital e mais resiliente.

Portugal poderá aceder a um envelope financeiro sem precedentes em períodos idênticos, que atingirá os 50 mil milhões de euros (M€) em subvenções (a fundo perdido), a que poderão somar-se previsivelmente cerca de 14,2 M€ na modalidade de empréstimos.

No âmbito deste PRR, a nível do distrito de Viseu, merecem destaque, a título exemplificativo, os seguintes investimentos:

▪ Ligação ao IP3 dos Concelhos a sul;

▪ Ligação ao Parque Industrial do Mundão – Eliminação de constrangimentos na EN229 Viseu/ Sátão;

▪ Ligação ao Parque Industrial do Mundão: EN229 – ex-IP5 / Parque Industrial do Mundão;

O Presidente da Federação distrital, José Rui Cruz, salientou ainda a importância das medidas a implementar no distrito, nomeadamente abertura de avisos para redes anti-granizo, aquisição de tratores e novos regadios, bem como a importância do avanço dos projetos para os acessos rodoviários a Cinfães e Resende.

Salientou ainda a importância do investimento em curso na linha da Beira Alta que permitirá o transporte de mercadorias do/até ao porto de Aveiro, num investimento de 300 M.

Foram ainda abordados os investimentos a realizar na linha do Douro e na navegabilidade do rio.

Foi discutida também uma das grandes preocupações de Federação Distrital do PS - o projeto do centro oncológico do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) que deverá estar pronto até final do primeiro semestre de 2021,

Estando o calendário das eleições autárquicas na agenda política do dia, foram também debatidas e analisadas algumas situações que são essenciais para a vida política e sucesso do Partido Socialista no Distrito de Viseu.