Home / Notícias

Notícias


A Federação Distrital de Viseu do PS saúda o anúncio da requalificação do IP3
01 MAIO 2018

A Federação Distrital de Viseu do PS saúda o anúncio da requalificação do IP3

1. A Federação Distrital de Viseu do Partido Socialista saúda o anúncio da requalificação do IP3, no troço Viseu-Coimbra, em perfil de autoestrada sem portagens. Trata-se de uma decisão que vem confirmar a atenção do governo do PS para com os problemas da região centro.

 

2. A forma como este novo investimento de cerca de 130 milhões vai ser concretizado representa igualmente um compromisso com o rigor e a qualidade com que o país está a ser governado.

3. A solução agora apresentada, carecendo ainda de algum desenvolvimento, é uma boa solução no que diz respeito às questões de segurança, ao equilíbrio dos recursos financeiros envolvidos a partir do OE (Orçamento do Estado) e aos seus impactos futuros no desenvolvimento do distrito de Viseu e da atividade económica, ao garantir o não pagamento de portagens para os seus utilizadores. Tecnicamente, trata-se de uma proposta muito credível e ágil o que cria a expetativa do início imediato das obras no IP3, o que merece uma aceitação generalizada.

4. No passado recente, particularmente no anterior Governo que negociou o Portugal 2020, não houve o cuidado de garantir o financiamento comunitário para resolver os problemas de uma das mais importantes e movimentadas estradas do país, com altas taxas de sinistralidade, e que se encontra com elevado estado de degradação. Nem vontade política, ou engenho, para utilizar o OE como fonte para esse financiamento.

5. Ao invés de uma contestação fácil e populista, ou da reivindicação irresponsável, o caminho a seguir é o da ação política persistente e construtiva, com uma grande confiança no trabalho e nas decisões do Governo liderado pelo primeiro-ministro António Costa!

6. Foi assim no último Congresso Distrital, onde quer a Secretária-geral Adjunta, Ana Catarina Mendes, quer o Presidente da Federação António Borges, deputados, autarcas e dirigentes distritais, consideraram o IP3 a principal prioridade nacional no que diz respeito a investimentos em infraestruturas rodoviárias; bem como reafirmaram a necessidade de garantias sólidas de uma calendarização adequada e firme dos investimentos naquela via. Esperamos assim sinais firmes e imediatos de avanços no terreno deste investimento!

É inegável o sucesso do Governo do PS liderado por António Costa. E é também inegável que esse sucesso tem efeitos muito benéficos no nosso distrito de Viseu, em todos os nossos vinte e quatro concelhos e em todos aqueles que aqui vivem e trabalham. Gabinete de Comunicação da Federação de Viseu do PS.