Home / Notícias

Notícias


XVIII Congresso Federativo PS Viseu
27 MARÇO 2018

XVIII Congresso Federativo PS Viseu

Congresso do PS distrital de Viseu define orientação política!

 

O XVIII Congresso da Federação Distrital de Viseu do Partido Socialista, que decorreu em Resende, elegeu os novos dirigentes distritais e aprovou ainda as orientações estratégicas para a ação política dos próximos dois anos.

António Borges, reeleito presidente dos socialistas de Viseu, definiu como grande objetivo do mandato uma vitória do PS no distrito nas próximas eleições que se realizam no próximo ano.

Com a presença da Secretária- geral Adjunta, Ana Catarina Mendes, que presidiu à sessão de encerramento, António Borges referiu ainda o permanente apoio à ação do governo e de António Costa como uma prioridade no trabalho federativo.

Conforme adiantou “esta legislatura é talvez a derradeira oportunidade para cumprir o desígnio da descentralização no país! E lançar o processo de regionalização a partir da democratização das CCDRs.”

Referiu ainda que investimentos como a Radioterapia no Centro Hospitalar Tondela – Viseu, como a modernização da ferrovia na nossa região, a norte na linha do Douro e a sul na linha da Beira alta, o esforço de reconstrução que com muito sucesso o governo está a enfrentar nas áreas ardidas, são sinais importantes e que deixam muita esperança no futuro!

E que, ao contrário do que alguns recentemente apregoaram, construir politicas para o interior que há muito estão identificadas é antes uma atitude de todos os dias!

Uma profunda reorganização do território e novas dimensões do planeamento; melhorar os serviços de proximidade e fazer uma reprogramação adequada do PT2020; desgravar em sede de IRS e IRC os custos para quem trabalha e investe; criar a taxa de coesão sobre a riqueza localmente produzida e obrigatoriamente reaplicada nos territórios de baixa densidade; promover o investimento tecnológico no distrito de Viseu; revisitar a política de portagens com uma descriminação positiva nos territórios interiores e a sua abolição nas áreas de menor índice de desenvolvimento económico do país; e ainda a prioridade de investimento nacional que deve ser o IP3, foram aspetos também referidos por António Borges.

A reunião magna dos socialistas no distrito contou, para além de Ana Catarina Mendes, em representação do Secretário-geral António Costa, com congressistas de todos os vinte e quatro concelhos de Viseu; de Rosa Monteiro e João Paulo Rebelo, secretários de estado do atual governo; deputados e autarcas, e também consagrou Marta Costa como a nova presidente do departamento de mulheres.

O Congresso contou ainda com uma mesa presidida por Alberto Ascensão e elegeu 71 membros para a comissão política distrital bem como as comissões de jurisdição e de fiscalização económica por larga maioria.