Home / Notícias

Notícias


Ministro do Ambiente em Castro Daire em dia histórico
14 JULHO 2017

Ministro do Ambiente em Castro Daire em dia histórico

A presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, em Castro Daire assinala o arranque do maior investimento público e municipal de que há memória naquele concelho.

 

Um feito assinalável que se deve em primeira linha ao Presidente da Câmara Municipal, Fernando Carneiro, mas que tem também no Governo um parceiro assinalável. Da visita constou o lançamento da primeira pedra da obra da construção da nova etar de Castro Daire e também a assinatura da aceitação do contrato financeiro da etar da bacia de Courinha. As obras representam um enorme investimento do Município na área do ambiente, suprimindo graves deficientes de muitos anos e um alto contributo para a despoluição do rio Paiva.

A nova ETAR de Castro Daire representa uma obra onde o custo ultrapassa os 6 milhões de euros, tendo a de Courinha uma estimativa orçamental que ultrapassa os 3 milhões de euros.

A presença do Ministro do Ambiente é o reconhecer do esforço financeiro que a autarquia castrense está a fazer para melhorar as infraestruturas de saneamento básico e assinala igualmente, como referiu João Pedro Matos Fernandes, as prioridades e o novo impulso que a ser dado ao investimento público a partir do atual quadro comunitário, o PT2020.

Neste momento o POSEUR tem mais de mil candidaturas aprovadas, correspondendo a cerca de mil e duzentos milhões euros, o que contrasta com as cerca de duas dezenas quando o atual Governo iniciou funções no final de 2015. Presenças de António Borges, do Deputado José Rui Cruz, José Morgado, Presidente da CIM Dão Lafões, autarcas e muito público.