Home / Notícias

Notícias


PS saúda anúncio dos serviços de radioterapia em Viseu
14 MAIO 2017

PS saúda anúncio dos serviços de radioterapia em Viseu

Governo anuncia serviços de radioterapia em Viseu! Manuel Delgado, Secretário de Estado da Saúde, fez o anúncio dos novos serviços de oncologia.

 

A cerimónia decorreu já com a intervenção do novo presidente do conselho de administração do hospital, Cílio Correia. Contou com a presença do Presidente da Federação, António Borges, da Presidente da Concelhia, Adelaide Modesto, dos deputados José Rui Cruz, Marisabel Moutela e Lúcia Silva.

“A Federação Distrital e os Deputados eleitos pelo PS saúdam a decisão do Governo, anunciada pelo Secretário de Estado da Saúde em Viseu, de instalação do serviço de radioterapia no Centro Hospitalar Tondela- Viseu. Trata-se de uma decisão justa e que vai criar uma nova centralidade nesta área a partir da capital de distrito, reforçando as respostas e a qualidade do Serviço Nacional de Saúde na região.

Ao contrário do que aconteceu nestes anos recentes, o PS está de novo a olhar os anseios e as necessidades dos viseenses. Os anos de governação da Direita, que falava uma coisa e fazia outra - ou não fazia como no caso da radioterapia em Viseu - fragilizaram sempre os serviços de saúde.

Para o Presidente da Federação de Viseu do PS, António Borges “ com o Governo liderado pelo primeiro-ministro António Costa, aí estão as políticas de afirmação do Serviço Nacional de Saúde como pedra basilar dos direitos de todos os cidadãos e na afirmação e valorização dos serviços públicos no distrito de Viseu.”

A influência do centro Hospitalar Tondela/Viseu, EPE, é muito vasta e abrange em algumas valências os distritos da Guarda e Castelo Branco, servindo mais de 500 mil habitantes. É também isso que o Governo do PS está a reconhecer com esta decisão que saúda.

Os estudos de viabilidade e sustentabilidade, conhecidos nos últimos anos sempre reconheceram a necessidade da criação do Centro Oncológico de Viseu. Diariamente dezenas de doentes deslocam-se entre Castelo Branco, Guarda e Viseu em direção a Coimbra a fim de realizarem tratamentos de radioterapia e quimioterapia.

É esta a realidade penosa que a criação do Centro Oncológico de Viseu vai eliminar com diagnósticos mais rápidos, menos os gastos e melhor atendimento.”