Home / Notícias

Notícias


Governo do PS cumpre e reabre Tribunais no distrito de Viseu!
06 JANEIRO 2017

Governo do PS cumpre e reabre Tribunais no distrito de Viseu!

Trata-se de uma das maiores injustiças cometidas pelo anterior Governo PSD/CDS e que agora fica corrigida com a intervenção do Governo do Partido Socialista. Uma decisão que os Deputados e a Federação de Viseu do PS saúdam e registam como um compromisso cumprido com o Distrito de Viseu.

 

Os Tribunais de Tabuaço, Armamar e Resende voltam a abrir portas, outros voltarão a ganhar competências, como Castro d’Aire, Oliveira de Frades, Vouzela e São João da Pesqueira. Fez-se justiça!

Como se sabe, o Distrito de Viseu foi na altura um dos mais atingidos! Não só porque muitos cidadãos ficaram com o acesso à Justiça mais difícil, mais longe e mais cara, mas porque se tratou de uma espécie de imposto que uns pagavam e outros não. Uma medida que penalizava as populações mais débeis, tornando mais periférico o que já o era.

No país vinte tribunais reabriram as portas depois de o Governo do PS ter aprovado a reativação das 20 circunscrições extintas pela reforma do mapa judiciário de 2014 e que, como se sabe, teve forte contestação de autarcas e das populações em geral. Além de reativar os 20 tribunais extintos, serão também alargadas as competências materiais das atuais 27 secções de proximidade, de modo a que ali se realizem julgamentos.

A reativação visa, segundo a ministra da Justiça, combater a desertificação do interior e facilitar o acesso das populações à justiça. Boticas, Murça, Mesão Frio e Sabrosa (todos do distrito de Vila Real), Sever do Vouga (Aveiro), Penela (Coimbra), Meda e Fornos de Algodres (Guarda), Bombarral (Leiria) e Tabuaço, Armamar e Resende (todos do distrito de Viseu) são alguns dos tribunais reabertos.