Notícias

Lúcia Araújo Silva integra Comissão de Acompanhamento da Estratégia Portugal 2030.

Lúcia Araújo Silva, Deputada na Assembleia da República, integra Comissão de Acompanhamento da Estratégia Portugal 2030.

A Deputada do Partido Socialista, Lúcia Araújo Silva, integra desde a passada sexta-feira, 9 de fevereiro, a Comissão Eventual para o Acompanhamento do Processo de Definição da Estratégia Portugal 2030, criada no âmbito do quadro Financeiro Plurianual de União europeia pós 2020.

A citada Comissão vai ainda proceder à recomendação no âmbito da política de coesão. Portugal “apresenta-se como um dos países com um histórico muito positivo na sua execução”.

As principais prioridades de Portugal para o pós 2020, identificadas no documento divulgado no âmbito das recentes audições públicas promovidas pelo Governo, centram-se em três eixos horizontais – inovação e conhecimento; qualificação, formação e emprego e sustentabilidade demográfica – e em quatro objetivos territoriais – energia e alterações climáticas; economia do mar; redes e mercados externos; sustentabilidade dos territórios de baixa densidade.

Constituindo assim, os principais pressupostos apontados para Portugal preparar o Plano de ação e apresentar os projetos que devem beneficiar de financiamento europeu na próxima década que representam entre 65% e 80% do investimento público de fonte europeia.

“É uma matriz que assenta num modelo claro: maior coesão interna e maior competitividade na economia global, provendo o reforço da convergência com a União Europeia. Assim, a estratégia assenta em três C’s: Competitividade e Coesão para a Convergência”.

Deste modo, a Deputada diz-se disponível para ouvir os autarcas da região de modo a poder transmitir e registar essas preocupações, à Comissão, e constarem do documento final da citada comissão.

 

 

Está em... Home Notícias Lúcia Araújo Silva integra Comissão de Acompanhamento da Estratégia Portugal 2030.